sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Balé - Uma dança delicada *-*

O balé clássico se originou das danças coral cortesã e mourisca. Grupos de figurantes (cavalheiros da corte e, às vezes damas) formavam as "entradas de mouriscas", usando trajes bizarros na caracterização dos personagens. As danças se sucediam a intervalos, cada grupo realizava seu bailado e, por fim, todos se uniam na dança geral.

Os espetáculos ganharam maior dramaticidade na Itália e os temas da mitologia clássica substituíram os dos romances medievais. A dança pantomímica passou a ser executada por bailarinos profissionais e transformada em espetáculo público.

O balé se estruturou na Itália, antes de se desenvolver na França. Em meados do século XVI, Catarina de Médicis levou a Paris o balé "Comique de la Reine". A primeira peça de gênero dramático "Ballet de Circé" foi composta em 1581, pelo músico italiano Baldassarino.

O termo deriva do italiano ballare que significa bailar. Os princípios básicos do balé são: posturaen dehors (rotação externa dos membros inferiores); verticalidade corporal; disciplina; leveza, harmonia e simetria. ereta; uso do

3 comentários:

  1. Poxa muito interessante a história do ballet!
    Isabela Jabour, aki

    ResponderExcluir
  2. interessante o blog, parabéns pelas postagens :D
    ótimos textos.

    ResponderExcluir
  3. "Os princípios básicos do balé são: posturaen dehors (rotação externa dos membros inferiores); verticalidade corporal; disciplina; leveza, harmonia e simetria. ereta "

    Nunca sabia destas posições ! gosteei !
    Juliana *-*

    ResponderExcluir